Cirurgia Bariátrica

Oiee, tudo bem com vocês meu povo??? Hoje eu venho aqui no Blog pra falar de um assunto muito importante e que faz a cabeça de muita gente na atualidade:

  Essa vilã que está super presente nos dias de hoje e que causa mais mortes do que o câncer ou as guerras!!!
  Independente das causas que levam a obesidade (que são muuuuitas), é importante saber que existe tratamento, e que pode-se recuperar sua saúde e auto-estima. Não existe cura para a obesidade, uma vez que é gerada por um tipo de compulsão, existe um controle, porem cura não. A não ser que a causa tenha sido medicamentosa ou somente hormonal, nesses casos pode-se atingir a cura.
  É muito preocupante ver a porcentagem de pessoas que não tem qualidade de vida por conta dessa vilã, e o que mais assusta é ver que o maior índice de crescimento desse mal é entre as crianças!!!
  A vida corrida, a falta de tempo, o sedentarismo vem alimentando a obesidade e fazendo com que cada vez mais pessoas desenvolvam a obesidade e outras doenças como hipertensão, diabetes, problemas vasculares e articulares, depressão, entre outros, e é grande tambem o crescimento de tecnologias criadas pelo homem na tentativa de parar com esse mal.
Nutricionistas, Nutrólogos, Endocrinologistas, Educadores físicos e Personal Trainers, geralmente são bem conhecidos pelos gordos!!!

  A maioria dos gordos (a palavra é essa mesmo, não é fofinho, não é cheinho, é GORDO) já tentou dietas mirabolantes, remédios que prometiam milagres,exercícios forçados, sem sucesso!!!
  Sem contar que uma grande parcela de pessoas que fizeram essas loucuras acabaram desenvolvendo outros distúrbios alimentares como Anorexia e Bulimia, o que vem a agravar ainda mais seu caso!!!
  Não é fácil enfrentar o preconceito, os olhares maldosos, os cochichos, o bulling na escola, o fato de não encontrar roupas do seu gosto e que te sirvam, o julgamento daqueles que dizem "Fecha a boca que você emagrece", ou então "Seu rosto é tão bonito, pena que você é gorda", enfrentar o fato de se olhar no espelho e não se encontrar na imagem refletida, não sentir vontade de arrumar o cabelo, de fazer as unhas, de usar maquiagem... Tudo passa a ser um martírio quando não se tem mais auto - estima.

  Eu passo por isso já há muitos anos, e esse ano tomei a decisão que eu acredito ser uma das mais importantes da minha vida, senão a mais importante mesmo.
  Diante das muitas tentativas fracassadas de emagrecer, decidi fazer a Cirurgia Bariátrica, que vai ser meu último recurso na busca pela saúde e auto- estima perdidas lá atrás...
  Tomada a decisão, procurei saber quanto custaria essa brincadeira, e tomei um baita susto!!!
  A cirurgia custa em média de 15 a R$25.000!!! Isso mesmo minha gente, é o preço de um carro popular, ou a metade do preço de um terreno aqui na minha cidade!!!
  Então, diante desse valor exorbitante que eu nunca conseguiria pagar fui atrás da segunda e ultima alternativa, um plano de saúde que cobrisse a cirurgia. Pesquisei e vi que o melhor plano para esse tipo de procedimento seria o da Unimed (que tambem não é la tããããooo baratinho não viu), minha mãe vendo meu sofrimento ofereceu-se para ajudar e eu fiz o plano.
  Ai comecei a pesquisar tudo que seria necessário para a preparação pré cirurgia e ja comecei a dar meus pulos, pois estou em fase de término de faculdade, estágio obrigatório e entrega de TCC, portanto não posso perder tempo. Nas minhas pesquisas descobri quais eram os pré requisitos para ser um candidato à cirurgia, são eles:

-Ter IMC, Ìndice de massa corporal acima de 40 (o meu está 43!!!)
Você pode calcular o seu por aqui ó  =>  Cálculo de IMC

-Ter co-morbidades, que são doenças causadas pelo ganho de peso como hipertensão, resistência à Insulina (pré diabetes).

  Bom, mediante a isso vi que eu me enquadrava perfeitamente nos pré requisitos, então comecei a procurar entre as pessoas que eu conhecia e que fizeram a cirurgia indicações de médicos, e a maioria das pessoas me indicaram o Dr Roberto Marziale, cirurgião Gastroenterologista que atende na cidade de Ribeirão Preto, próximo à minha cidade.
  Marquei a consulta e torci pros dias passarem bem rapido!!!
  Continuei a pesquisa e vi que para a preparação pré cirurgia eu teria que ter acompanhamento com Psicólogo e Nutricionista, e ainda cartas de recomendação de Cardiologista e Endocrinologista, além dos exames pré operatórios exigidos pelo gastro.
  Pra adiantar já procurei no meu plano profissionais que atendessem nessas áreas e comecei a "saga preparatória"!!!
  Comecei a passar por análise psicológica com a Dra. Mariana Benvenga há mais ou menos um mês e estou adorando, estou descobrindo varias coisas sobre mim que eu nem imaginava e também já fui em uma consulta com Dr. Fernando no NAPS da Unimed em São Carlos, que ja me explicou sobre a alimentação que eu terei que adotar no primeiro mês pós cirurgia.
  Ontem foi minha primeira consulta com o gastro, ele me explicou a técnica cirúrgica que será utilizada e me passou os exames que terei que fazer. São eles;

-Ultrassonografia do abdômem
-Raio X do tórax
-Endoscopia
-Hemograma completo
-Creatinina
-Glicemia
-Colestreol
-Triglicérides
-Hormônio Tireoidianos T3 e T4
-Tempo de Coagulação
-Urina I

  A técnica cirúrgica que será realizada será o Baypass gástrico, onde a maior parte do estômago é separada e grampeada, e em seguida é separado 2 metros do intestino delgado que será ligado também através de grampos no novo estômago criado, fazendo com que a passagem do alimento seja bem mais rápida, reduzindo em 80% a absorção de nutrientes.


  A cirurgia será feita através de Vídeo Laparoscopia, sem corte, apenas alguns furos por onde entra uma câmera e os instrumentos cirúrgicos

  A recuperação pós cirúrgica é bem tranquila, são apenas 2 dias de internação, e os riscos de acontecer algo errado são menores que 2%.
  Nos primeiros 20 dias após a cirurgia eu só poderei me alimentar de líquidos, cerca de 2 litros ao dia divididos em porções de 30ml por vez. nós 20 dias seguintes à dieta líquida passarei a me alimentar de dieta pastosa também na mesma quantidade, sopas batidas no liquidificador, polpas de fruta e gelatina. Após esses 40 dias de dieta restritiva, já poderei iniciar a alimentação sólida porém em quantidades bem pequenas e de 3 em 3 horas.
  Como a absorção de nutrientes é muito reduzida, a suplementação com proteína e vitaminas e minerais é necessária, para que não haja deficiências que levem a queda de cabelo e anemia.
  A perda de peso varia de 30 a 40%, e se estende até 2 anos após a cirurgia.
  Após 30 dias de cirurgia é liberado os exercícios físicos e ai é hora de recuperar o tempo perdido e tentar colocar as pelancas no lugar, pq a flacidez é inevitavel!!!
  Algumas pessoas tem que passar por cirurgia plástica para retirada de pele, já outras conseguem só com academia colocar as coisas no seu devido lugar!!!
  É isso gente, a sorte foi lançada, agora é só fazer os exames, passar pelos especialistas e esperar que o tão sonhado dia chegue o mais rápido possível!!!
  Assim que eu tiver os resultados em mãos a cirurgia será marcada, aí eu passo por aqui pra contar pra vocês, e depois da cirurgia volto para contar tudinho ok.
  Espero que eu esclareça as dúvidas de quem pretende fazer e encoraje também algumas pessoas que sonham em ter uma nova vida mais tem medo.
  VIDA NOVA, AÍ VOU EUUUUUUUUU!!! ;-)


    Bjks amores!!!



  


Comente com o Facebook:

20 comentários:

  1. Nossa Gisele, muito interessante tudo. Estou torcendo por você, vai dar tudo certo. :D
    Ah uma coisa que você ai que quando voltar a sua dieta sólida, vai ter que se alimentar de 3 em 3 horas, isso é o certo para todos só que quase ninguém faz isso, né?
    Todas as pessoas deveriam adotar essa medida de um lanche saudável entre as principais refeições, pois isso controla a fome para que não exageremos.
    Tô ansiosa pra ler o que você vai ter a contar depois da cirurgia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Kris, se alimentar de 3 em 3 horas é indispensável para manter o metabolismo tinindo, tudo funcionando direitinho!!! E to tão ansiosa, não vejo a hora, conto tudoooo depois amiga!!! :-)

      Excluir
  2. Olá minha amiga, bom dia! estou passando para dar o meu apoio e dizer que vou ficar torcendo e orando por você...Qualquer procedimento cirúrgico, por mais simples que sejam requer cuidados...Mas vá em frente com muita fé.
    Tenho uma irmã que pesava 110 quilos, ela também se programou assim como você esta fazendo e ainda por cima operou pelo sus...Correu tudo muito bem. Ela conseguiu chegar nos 70 quilos e esta mantendo esse peso graças a Deus.Força ai, tudo vai dar certo se Deus quiser.
    Beijos com meu carinho
    Marilene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marilene, eu estou muito confiante viu, tenho muita fé que dará tudo certo!!! VENHO AQUI CONTAR TUDO PRA VCS!!! :-)

      Excluir
  3. Torcedo por vc tbm, que tdo dê certo.
    Seguindo aki tbm

    bjos :)
    http://rachelmalheiros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esse é um assunto muito importante para quem vai fazer essa cirurgia, conheço pessoas que fez essa cirurgia e deu tudo certo, isso essa cirurgia ela só trás um bem estar para a pessoa, o autoestima dela vai crescer, as pessoas merecem ser felizes, Gisele torço que de tudo certo pra você. Gisele te seguindo te conheci no agenda dos blogs já estou te seguindo, te convido pra você visitar o meu blog, te convido também se você não quer participar do grupo Amigos lá no facebook, ficarei muito feliz em ter mais uma amiga de blog lá, se quiser é só clicar no link abaixo, fique com Deus beijos.
    Lucimar Estrela da Manhã

    Divulgue seu blog no Facebook

    Fan Page

    Faço Afiliação com Blogs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela força Lucimar, vou seguir com certeza seu cantinho!!! Bjs

      Excluir
  5. Oiii linda eu adorei o seu blog! Você é uma mulher maravilhosa acredite! Estar gordo ou magro é apenas um detalhe, vc é linda e muito simpatica! Fazer psicoterapia é excelente ajuda em muitos aspectos! O importante é a gente se amar seja como for, pois somos seres unicos e dignos de todo amor e respeito!!! bjosss www.carolmello.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Carol, sua linda!!! Muito obrigada pela força, e vou visitar e seguir seu cantinho tbm!!! :-)

      Excluir
  6. Amei!
    Te seguindo...
    Da uma passadinha la no meu cantinho?
    Ficarei muito feliz com a sua visita!
    Beijos!

    http://modandoecantando.blogspot.com.br
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida, jajá estarei la no seu cantinho, bjks!!!

      Excluir
  7. Parabéns pelo blog inspirador!
    www.aiecharme.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Suzy, seguirei seu cantinho tbm viu, bjks!!!

      Excluir
  8. Que coragem Gi!
    Mas força, vai dar tudo certo :)
    Espero também a postagem depois da cirurgia, contando como foi tudo ;)

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e pode esperar que depois da operaçãoela vai vir aqui contar-nos tudo. beijos :*

      Excluir
  9. Oi Gi tudo bem, espero que sim..
    Gi sei exatamente como vc se senti e como está aciosa neste momento, pois a quase um ano (02-08-2012) eu fiz a cirurgia,
    è um renascimento, uma vida nova, uma nova oportunidade de recomeçar... estou com 11 meses de cirurgia e eliminei 43 kg, no meu blog conto como foi minha tragetoria, tbm tenho videos no YT contando, se quiser depois da uma passadinha lá
    suemakeup.com.br
    Boa sorte e que de tudo certo pra vc super bjs .. Sue

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Sue, é tão bom ouvir isso de pessoas que ja passaram por isso, que é um renascimento!!! É nisso que eu to me agarrando viu,pra vencer os medos!!! Com certeza passarei no seu blog e no YT pra conferir, e vc tbm, não deixe de voltar pra ver meu progresso!!! Obrigada pelo carinho, bjks :-)

      Excluir

Obrigado por vir nos visitar!

Deixe seu link para que possamos retribuir a visita; Porém se você deixar um comentário do tipo: "Lindo blog! Segue o meu."

Sinto muito, mas não vai rolar, queremos ter afinidade com pessoas que pelo menos gastem um pouquinho de tempo lendo o que demoramos tanto pra escrever.

Agradecidas.

Publicidade

 
Desenvolvido por - Kris Monneska - Conheça também Conversas de Alcova